Desde 2019 o evento não acontecia devido à pausa ocasionada pela pandemia (Covid-19). D.A. Produções e Eventos observou como satisfatório o retorno e já inclina atenções para novembro, mês de outro projeto: Feira Natal Limeira
A 11ª edição da Feira Limeira Patchwork aconteceu entre os dias 14 e 17 de setembro no espaço do Shopping Nações Limeira. O evento voltou ao mercado após dois anos em pausa devido à pandemia (Covid-19). O Nações, apesar de estar com as atividades suspensas, mais uma vez recebeu o evento com toda a estrutura do prédio que ficou à disposição dos organizadores, público e expositores. Houve opções para alimentação na Feira, com restaurante, food trucks, entre outros, em duas alas destinadas somente para esta finalidade. A entrada foi franca, e o estacionamento, gratuito.
A abertura oficial aconteceu às 12h do dia 14 setembro com a presença de autoridades locais, convidados, expositores e do público que já aguardava o início. Foi, enfim, o retorno desta iniciativa que já é tradicional no segmento. A presidente da Limeira Pachwork, Professora Dora Arcaro, saudou a todos, citou os expressivos números desta edição, tal como o de expositores que superou a marca de 130, e agradeceu pelo carinho de todos.
Ainda que 2022 seja um ano de retomada ao projeto, a D.A. Produções e Eventos classifica como satisfatória esta edição recém-realizada. A empresa confirma que mais de 100 caravanas passaram pelo evento. São grupos que partiram de mais de 60 cidades do estado de São Paulo rumo a Limeira. Chegaram excursões da capital, interior, grande São Paulo, litoral e, também, houve caravanas que vieram de cidades do estado de Minas Gerais. Maria Heloíza Micheli organizou um grupo de visitantes que veio de Uberaba (MG), município localizado a cerca de 340 km de Limeira. “Como sempre, para mim foi muito interessante. Vim em busca de contatos com fornecedores para futuras negociações, pois quero montar um negócio de artesanatos em minha cidade”, disse Maria Heloíza.
A Feira, dentro deste nicho de mercado que engloba também variedade de tecidos, linhas, fios, rendas, máquinas, itens de diferentes finalidades ligados à costura, entre outros, está consolidada no segmento como a maior do Brasil devido ao elevado número de expositores e de metros quadrados ocupados por estandes. Ao todo, profissionais de 58 cidades, que vieram de seis estados do Brasil (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) estiveram na Feira. Limeira esteve representada por 13 expositores, além dos que atuaram na praça de alimentação. Pequenos cursos, sorteios e demonstrações, além das vendas, ocorreram ao longo dos quatro dias de evento.
A expositora Eliane Castelan, do Atelier Eliane Castelan, veio de Florianópolis (SC) e gostou do retorno obtido pelo estande. “Como ainda estamos no pós-pandemia, com as primeiras feiras voltando a acontecer, para nós foi um excelente resultado. Estaremos de volta à próxima edição, sem dúvidas”, afirmou Eliane.
Concurso Limeira em Patchwork
Também aconteceu na Limeira Patchwork a exposição do “Concurso Limeira em Patchwork”, iniciativa que possibilita aos inscritos terem suas obras, no caso os panôs em patchwork artístico, expostos ao grande público da Feira. Na atual edição (2020/2022), o Concurso teve como tema a Grécia, e a missão foi a de produzir um panô com 70 cm x 90 cm (horizontal ou vertical), tendo elementos do país grego como inspiração. Os trabalhos foram analisados por um júri técnico ainda em junho, e a classificação final foi divulgada por meio da exposição no dia inicial da XI Limeira Patchwork. O primeiro lugar ficou com Evalhudi T. Malinowski Mistura, de Erechin (RS). Evalhudi fez retratou na obra a deusa Hera (mitologia grega). A premiação da iniciativa, com a entrega dos certificados e dos cheques, ocorreu na tarde de sábado (17), horas antes do término da Feira. O tema para 2023 foi divulgado: “Homenagens às culturas regionais do Brasil e do mundo”. As inscrições serão abertas em outubro, com detalhes ainda a serem divulgados pela D.A. Eventos.
Confira a classificação final do Concurso Limeira em Patchwork 2020/2022:
1° lugar: Evalhudi T. Malinowski Mistura. Obra: “Hera”. Erechin (RS)
2° lugar: Dulce Soares Magalhães. Obra: “Pandora e sua Caixa”. Ouro Preto (MG)
3° lugar: Vivian Wilm Pinto. Obra: “Mandala Helênica”. Petrópolis (RJ)
4° lugar: Maria Terezinha Segri Cardoso. Obra: “Relíquia e Culturas da Grécia Antiga”. Limeira (SP)
5° lugar: Nanci Aparecida Delle Vedov. Obra: “Os Louros Vão Para a Grécia”. Limeira (SP)
–
A D.A. agradece as seguintes participações (ordem alfabética):
Adalgisa Cristina Marques Boni. Obra: “Templo Grego”. Limeira (SP)
Alice Ribeiro de Barros. Obra: “Encantos de Atenas”. Jaú (SP)
Áurea de Souza Pantaleão. Obra: “Tributo a Arquimedes – Eureca”. Goiânia (GO)
Elianay Silva dos Santos e Edna Silva dos Santos: Obra: “Relíquia Grega”. Limeira (SP)
Louise Mary Muezerie Costa. Obra: “Chama da Paz”. Itatiba (SP)
Rosângela Daniel Rissatto. Obra: “Grécia, Berço Olímpico”. Lençóis Paulista (SP)
Feira Natal Limeira
A Feira Natal Limeira, outro projeto da D.A. Produções e Eventos, paralisada há dois anos, novamente vai acontecer. O evento foca em artigos artesanais natalinos, e será de 9 a 12 de novembro, das 12h às 19h, no Shopping Nações com entrada franca e estacionamento gratuito. Mais informações pelo site: www.daeventos.com.br. Instagram e Facebook: @feiranatallimeira.
___________
Fotos e texto: Comunicação D.A. Produções e Eventos (Filipe Sousa – MTB 77049/SP)